sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cacique Cobra Coral

Muito bem. Choveu, e mais de 500 pessoas morreram na Região Serrana do Rio de Janeiro. Todo ano é a mesma coisa, pessoas morando em áreas de risco, que não apenas não são relocadas para lugares seguros, como são incentivadas, através de loteamentos irregulares garantidos por políticos locais para a compra "branca" de votos e criação de vínculos com empreiteiros, a viverem nesses locais, que, de outra maneira, não seriam ocupados. Aí chove, os morros descem, os rios sobem, e todo mundo morre. O mais idiota dos fluminenses é capaz de prever que isso vai acontecer todo começo de ano.

Mas, enfim, ninguém identifica os responsáveis por isso, então a coisa vai continuar a acontecer até que não sobre mais ninguém vivo - além deles.

Mas não é sobre isso que eu quero falar.

Ouvi esta manhã que uma prefeitura e o governo do estado firmaram um convênio com a Fundação Cacique Cobra Coral. Se você não ouviu falar sobre essa fundação, trata-se de um grupo que se diz esotérico orientado por um espírito (o tal cacique), que se destina a prever e evitar o acontecimento de catástrofes climáticas. Não se surpreenda ainda! Pois essa fundação tem vínculo com a prefeitura do Rio há vários anos e há várias gestões, chegando até a ser contratada para evitar a chuva durante um reveillon há poucos anos. E se você pensa que é uma excentricidade do Rio de Janeiro, dê uma olhada nos convênios assinados pelos governos municipais e estaduais de outros lugares do Brasil na própria página deles: http://www.fccc.org.br/convenios.asp

A assinatura deste convênio (que, se foi com a prefeitura carioca, trata-se apenas de uma renovação) expõe três problemas muito graves:

1°: Num momento de crise, onde é preciso avaliar com critérios técnicos os riscos para as pessoas assentadas, isoladas, das equipes trabalhando nos resgates, que inclui os riscos de desabamento, desmoronamento, e do retorno de frentes frias, pancadas de chuva, desvios de cursos de rios, etc., etc., onde a objetividade do conhecimento científico se faz MAIS IMPORTANTE DO QUE NUNCA, os governantes resolvem recorrer ao espírito que um dia já foi Galileu Galilei.

2°: Uma vez mais, o dinheiro público, que saiu do meu bolso, está sendo direcionado ao bolso de uma organização esotérica para executar alguma função pública, que, no caso, é controlar as forças da natureza. O Estado que se pretende laico não pode favorecer esta ou aquela crença religiosa em detrimento das outras, e daqueles que são contra ela. Eu não tenho nada contra o Cacique Cobra Coral. Poderia ser, igualmente, um convênio do estado com a bispa Sônia, com o Papa Bento XVI, com a Fundação Shambala, com o Profeta Gentileza. O CRIME CONTRA O CIDADÃO seria o mesmo.

3°: Admitamos que o Cacique Cobra Coral seja capaz de, pelo método que for, prever, e até evitar as chuvas. POR QUE ELE NÃO FEZ ISSO ANTES? Se este é o caso, olha só o caráter da entidade com quem nossos governantes estão se envolvendo (nunca se esqueça, com dinheiro público), que funciona só quando desconta o cheque no banco.

A tragédia do Brasil não é só o número de mortos e desabrigados. Consegue ser ainda pior.

Um comentário:

Jean Corauci disse...

Ola, sou do blog GP Expert www.gpexpert.com.br percebi que vc anda meio de vagar com seu blog de f1 e eu gostaria de convida-lo a ser um dos colunistas do GP Expert, lá você teria toda a liberdade que tem com seu blog e as publicações ficaria com a sua cara e a quantidade de posts diários, semanal, quinzenal ou de qualquer outra maneira ficaria a seu critério



Fico no seu aguardo





Jean Corauci

 
eXTReMe Tracker