segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Geleia de acerola, FTW

Depois do meu quarto, a cozinha é o meu lugar favorito na casa. Eu sou capaz de morar num lugar que tenha um quarto e uma cozinha (um banheiro, lógico). Sala e demais lugares para um social são supérfluos :^P

Nesse fim de semana inventei uma geleia de acerola, aproveitando que o meu pé de acerola que está carregado pela segunda vez nessa temporada primavera-verão. Não adianta colocar a receita aqui, porque foi tudo feito no olhômetro, mas se você já fez uma geleia de qualquer coisa na vida, fica mais fácil.

Separe a polpa das sementes. Se as acerolas tiverem acabado de ser colhidas do pé, elas deverão estar bem firmes, e com uma faca você faz isso facilmente. Se estiverem molengas, talvez seja preciso espreme-las. O importante é ter a polpa sem as sementes. As cascas podem ficar.

Coloque numa panela e misture o açúcar para soltar água, depois leve ao fogo baixo. Lembre-se de que a acerola pura é azedíssima, então seja generoso com o açúcar. Cozinhe mexendo lentamente. Para uma consistência melhor, com o que vc estiver usando para mexer, vá macerando sem pressa nem força os pedaços da fruta. O ponto ideal é quando os pedaços estiverem bem moles e com a cor mais ou menos uniforme, um pouco antes de chegar ao ponto de fio. Adicione quantidade de gelatina sem sabor na metade da proporção que você usaria para o volume equivalente de água para fazer gelatina. Dissolva a gelatina e leve para a geladeira. Ela fica bonita e consistente, se quiser coloque num vidro baixo de boca larga, como dessas geleias caras de supermercado e tire onda.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker