quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CEDAE atendeu meu e-mail, e os direitos que você tem

Há pouco menos de dois meses escrevi um texto rabugento falando sobre a falta de água no meu bairro. É um problema crônico que ocorre todo verão, além de eventuais épocas de grandes eventos na cidade, quando o sistema de distribuição da CEDAE, já normalmente operando no limite, não consegue suprir toda a demanda da cidade.

Mas isso não é da minha conta. Aliás, apenas o que vem na conta é da minha conta :^P

Enfim, durante o mês de janeiro a coisa piorou. Entre o final de janeiro e início de fevereiro, as torneiras secaram completamente. Nem sequer o fiozinho de água que chegava de madrugada e que de manhã ainda possibilitava de encher alguns baldes para passar o dia estava chegando mais. Esses dias os bombeiros foram até em casa para resolver um problema com marimbondos, e disseram que tinhamos sorte de ser um problema que não precisava de água para ser resolvido, porque no próprio quartel deles no bairro não havia água. Domingo passado completaram-se 10 dias na seca, sobrevivendo com água retirada da cisterna do vizinho.

Sábado, irritado com a situação, e com 8 protocolos não atendidos, resolvi apelar. Me lembrei que a Constituição Federal Brasileira, em resumo, garante que, desde que cumpridas todas as obrigações previstas, não existe cidadão mais importante neste país do que eu (ou você), e que eu não precisava me conformar com a desorganização da parte da companhia responsável pelo atendimento a população. Entrei no site da CEDAE, peguei o e-mail do gabinete do presidente, e escrevi um e-mail alertando-o da situação no bairro (citando desde a falta de água para higiene pessoal nas residências até a queda na produção industrial e na atividade comercial; citei ate o caso dos bombeiros).

As pessoas pensam "imagina que o cara vai se preocupar em ler um e-mail de um zé qualquer", e nem tentam procurar quem pode realmente resolver seus problemas. Todos os deputados estaduais e federais (não sei se todos os vereadores, imagino que pelo menos os da cidade do Rio sim) tem e-mails para contato disponíveis. Claro que a maioria deixa essa parte da comunicação com a sua assessoria (como deve ter sido o meu caso, por exemplo), mas uma vez que a reclamação chegam o cara sabe que tem alguém descontente, e que ele espera que, pelos devidos meios, um problema seja resolvido. Demonstrar nesses casos noções de cidadania é fundamental, pois aí o sujeito sabe que o reclamante conhece seus direitos, e vai fazer a República cair para conseguí-los, se necessário, porque sabe que a lei está ao seu lado. Reclamar grosseiramente, sem saber porque nem a quem, por outro lado, é ser um "ze qualquer" e pedir para ser ignorado.

Resultado: no domingo a noite, no décimo dia de seca, quando cheguei em casa, uma das caixas d`água estava enchendo, e pude tomar um banho apropriadamente. Eu sei que meu e-mail teve efeito, porque no dia seguinte ligaram lá para casa da CEDAE, perguntando sobre dados que eu incluí no e-mail (enviei em nome da Trixx Design, a micro empresa que põe comida na nossa mesa) para saber se o serviço fora restabelecido.

Sei de alguns outros bairros da cidade que estão enfrentando fornecimento irregular de água. Se este é o caso, e você está em dia com as suas obrigações, é direito seu exigir o serviço. Passe por cima do atendimento ineficiente do 0800 e recorra a quem pode de fato resolver o seu problema, pois muitas vezes a solicitação fica presa entre o atendente e o sistema de informação da companhia, ou para em algum gerente que não tem a competência ou a autonomia para remanejar o sistema e direcionar água para a sua área. Se não for água, mas for asfaltamento, iluminação, segurança, educação, ou qualquer outro, denuncie a quem tem o poder de resolver seu problema, e se os canais de comunicação estiverem fechados, recorra a imprensa, a internet, a associação de moradores, aproveite que estamos num país onde muitos deram o sangue para que tivéssemos uma legislação que nos protege e para que pudéssemos exigir dos governantes nossos direitos para por a boca no trombone. Todo mundo espera sempre que alguém surja e faça alguma coisa e ninguém assume a responsabilidade de ser esse alguém; se existe um salvador do mundo, ele já veio e já se foi há 2 mil anos, então é melhor a gente se virar.

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